Organizar um funeral: saiba como preparar desde o início

A organização de um funeral é difícil por natureza, em razão do momento de luto vivenciado. Porém, é necessário conhecer os trâmites envolvidos e a documentação que precisa ser providenciada para estar mais preparado para esse doloroso momento.

Junto a isso, contar com um auxílio de uma assistência funeral é importante, pois, assim, os familiares têm mais tranquilidade e segurança durante todo o preparo, sendo poupados de diversas etapas.

Assim, confira como organizar um funeral e saiba como os serviços da Neo Assistência podem ajudar você nesse momento.

Como organizar um funeral?

Um funeral envolve muitas questões, desde a documentação até decisões sobre o tipo de sepultamento, locação do espaço para o velório e escolha do caixão.

Sendo assim, mesmo contando com apoio de uma assistência funeral, é importante que um familiar ou responsável fique encarregado das decisões e providências necessárias, para que o processo seja mais organizado.

Além disso, propor o assunto com todos os familiares ainda em vida pode ser uma boa escolha, pois assim alguns direcionamentos e pedidos especiais podem ser feitos.

O que precisa ser providenciado?

O primeiro item a ser providenciado é a documentação, que envolve:

  • Declaração de óbito;
  • CPF e RG;
  • Certidão de nascimento.

Confira: como regularizar cpf de pessoa falecida, translado funerário, plano funeral valores

Declaração de óbito

A declaração de óbito é um dos principais documentos, e sem ele o serviço funerário não pode ser contratado. Quem faz a emissão é um médico, e a forma de obter vai depender de onde ocorreu o falecimento.

No caso de morte natural em hospital, a instituição mesmo providencia o documento e entrega ao familiar responsável. No entanto, se a causa da morte não for natural, o Instituto Médico Legal (IML) é chamado e fica responsável por emitir a declaração de óbito.

Na situação de morte em casa, o IML ou Serviço de Verificação de Óbito (SVO) emite o documento, o que acontece após o familiar ou responsável acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou a polícia. Outra opção é chamar o médico da família para que ele declare o óbito.

Por fim, nos casos de a morte acontecer em local público, o correto é acionar a polícia, que encaminhará o corpo ao IML, onde será emitida a declaração de óbito.

Importante ressaltar que, se houver preferência pela cremação, a declaração de óbito deve ser assinada por dois médicos ou por um médico legista, de modo que a família deve informar o órgão ou médico responsável para que o procedimento seja feito adequadamente.

Leia também: Os procedimentos após falecimento no hospital

Certidão de óbito

Além da declaração do óbito, também é necessário emitir a certidão de óbito em um cartório de registro civil para realizar o registro. No entanto, esse documento é providenciado após o funeral, por esse motivo não entra na lista de exigências para a realização do sepultamento.

Quais decisões precisam ser tomadas?

a verdadeira importância de como organizar um funeral

Além das providências citadas, também existem decisões necessárias para organizar um funeral. Uma das principais é a escolha do caixão mais adequado, além da definição do local e do horário do velório, com a consequente locação do espaço.

Outra decisão exigida é a escolha do jazigo onde a pessoa será sepultada, caso não ocorra cremação. Existem cemitérios públicos ou privados, ficando a critério dos familiares ou do que já estava previamente estabelecido.

Também é fundamental decidir entre sepultamento e cremação: em relação à cremação, um parente de primeiro grau deve fornecer a autorização, como filhos, pais ou irmãos.

Na ausência de um familiar de primeiro grau, pode ser usada uma declaração de vontade registrada em cartório e deixada pela pessoa falecida.

Decisões sobre homenagens também podem ser tomadas, como orações e discursos, além da necessidade de escolha da ornamentação, coroa de flores e demais detalhes do serviço funeral.

Por fim, dependendo do caso, pode ser necessário o procedimento de tanatopraxia, que consiste na preparação do corpo para o transporte por distâncias longas ou quando o sepultamento ultrapassar 24h após o óbito.

Fora essas ocasiões, essa preparação somente é indicada caso o médico legista sugira ou, claro, por decisão da família, para que a aparência do familiar fique melhor para o velório.

Qual é a ordem dos procedimentos?

Após conferir os principais documentos e providências, para facilitar a compreensão, é interessante conferir a ordem dos acontecimentos. Assim, o responsável consegue ter uma direção mais clara de como prosseguir.

Nesse sentido, os procedimentos devem acontecer na seguinte ordem:

  1. Obter a declaração de óbito conforme as orientações já mencionadas;
  2. Com a declaração de óbito em mãos, deve-se contratar os serviços funerários;
  3. Fazer as escolhas funerárias e definir os detalhes do sepultamento;
  4. Providenciar a certidão de óbito após a realização do funeral.

Como a Neo Assistência pode ajudar?

Como vimos, são inúmeros os passos que a organização de um funeral exige. Por isso, o auxílio que a Neo Assistência oferece pode ajudar muito nesse momento tão difícil.

O serviço de funeral inclui tudo o que é essencial para a realização de um funeral de qualidade:

  • Ornamentação com flores e véu;
  • Pequena coroa de flores;
  • Registro do óbito;
  • Locação por até 12 horas do espaço para o velório;
  • Preparação do corpo;
  • Sepultamento ou cremação;
  • Translado do corpo para o município onde ocorrerá a cremação ou o sepultamento;
  • Caixão em madeira feito em tamanho adequado;
  • Locação do espaço para sepultamento em cemitério público, com prazo de até 5 anos.

Dessa forma, com o necessário apoio profissional, fica mais fácil de saber como se organiza um funeral, pois os familiares podem contar com a ajuda da assistência funeral, bem como ter maior tranquilidade financeira nesse momento, pois o serviço é todo contemplado no plano contratado.

Além disso, todas as orientações trazidas até aqui servem para direcionar e instruir os familiares ou responsáveis para que eles saibam quais são os principais passos, documentos e providências que precisam ser tomadas para a realização de um funeral, o que pode ajudar para que o momento seja um pouco menos complexo e burocrático.

Saiba todos os detalhes em nosso site e tire suas dúvidas para encontrar o plano mais adequado de assistência funeral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja as postagens mais recentes

Categorias

Links

Quem somos
Nossas Soluções
Blog
FAQ
Contato

© 2022-2024 Neo Assistências. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade e Termos de Uso
BR Soluções em Assistência – CNPJ: 49.937.506/0001-10 – com sede em São Paulo/SP, Avenida Queiroz Filho, 1.700/503 B, CEP 05319-000