Lidar com a perda de um ente envolve a escolha de uma opção entre as urnas funerárias, que podem ser feitas em diferentes formatos, materiais e tamanhos.
É importante conhecer as urnas para se planejar desde já e diminuir a quantidade de demandas a lidar durante o luto de familiares.
Por isso, a Neo Assistência elaborou este artigo com as principais informações sobre as urnas funerárias. Acompanhe!
O que são as urnas funerárias?
Basicamente, as urnas funerárias funcionam como um recipiente em que ficam armazenados os restos mortais de uma pessoa falecida.
Elas podem ser tanto o caixão que será enterrado no cemitério quanto a urna que recebe as cinzas de uma pessoa cremada.
Principais tipos de urnas funerárias
Tanto no caso dos caixões quanto no caso das urnas, há alguns modelos e materiais que são mais visados pelos familiares na hora de organizar um funeral. Veja quais são os principais tipos de urnas:
Caixões
Os caixões são o tipo de urna mais utilizado no Brasil, já que os sepultamentos em cemitérios representam a imensa maioria dos funerais.
Ainda que os caixões de madeira sejam os mais populares, há outras opções de materiais, como:
- Madeira: as mais utilizadas são as de cerejeira, mogno, nogueira, pinho, carvalho e bordo;
- Metal: esses caixões podem ser mais baratos do que os de madeira e contam com diferentes tipos de acabamento;
- Papelão: hoje em dia, é possível encontrar caixões à base de papelão. Além de mais ecológicos, eles são resistentes e econômicos em relação aos de madeira.
Urna para cinzas
No caso das urnas para cinzas, há modelos tradicionais, clássicos, modernos e sustentáveis. A família deve escolher sempre respeitando a vontade que o ente expressou em vida. Confira os principais tipos:
- Hidrossolúvel: o material se dissolve em água sem causar danos à natureza, sendo ideal para famílias que desejam depositar as cinzas em um rio ou no mar;
- Biodegradável: muito utilizado em cemitérios de categoria parque ou jardim, esse tipo de urna é alocado na terra e uma semente é colocada em um compartimento para germinar e dar vida a uma árvore;
- Cerâmica: pode ser de diversos modelos e acabamentos, sendo resistente e muito comum;
- Metal: de acabamento mais luxuoso, pode ser revestida em ouro, cobre ou bronze.
Por que planejar um funeral com antecedência?
Planejar um funeral com antecedência é muito importante para amenizar os problemas e as dores de cabeça durante a perda de um ente querido. Além de escolher entre as urnas funerárias, é preciso lidar com uma série de questões relacionados ao velório e ao sepultamento.
Por isso, é extremamente recomendável contar com um convênio funerário que ofereça planos que contemplem toda a família. Assim, todos podem ficar tranquilos, sabendo que terão todo o suporte necessário nesse momento tão delicado.
A importância dos planos funerários
Para garantir que sua família possa escolher entre as melhores opções de urnas funerárias, a solução é contar com um plano de assistência funeral, como a Neo Assistência, que dá todo o suporte à família e se responsabiliza por todo o serviço funerário.
Conheça a Neo Assistência aqui pelo site e os planos para famílias de todo o Brasil.
Leia sobre: tipos de cemitérios