Você sabe o que significa Quarta-Feira de Cinzas? Muitas pessoas passam por essa data sem saber ao certo seu significado e simbologia. Por conta disso, criamos este artigo para esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto e também trouxemos algumas curiosidades relacionadas à data. Acompanhe!
O que significa Quarta-Feira de Cinzas?
A Quarta-Feira de Cinzas é uma data importante para a Igreja Católica e para os cristãos em geral e marca o primeiro dia da Quaresma, a qual se inicia 40 dias antes da Páscoa. Cabe lembrar que a Quarta-Feira de Cinzas também marca o encerramento do Carnaval, celebração de origem pagã.
Para os portugueses, a celebração carnavalesca é relacionada ao Entrudo, período no qual são permitidas brincadeiras para aliviar a tensão do trabalho. Passado o Carnaval, também conhecido como “festa da carne”, a comunidade ingressa em um momento de profunda reflexão e purificação de tudo o que foi vivido de mundano durante o festejo. Vale mencionar que os portugueses herdaram essa tradição da Grécia Antiga, e nós brasileiros herdamos deles, no período colonial.
Então a Quarta-Feira de Cinzas está relacionada a um período de recolhimento, penitência e reflexão, no qual os fiéis são convidados a jejuar e se arrepender de seus pecados.
Simbologia da Quarta-Feira de Cinzas
A Quarta-Feira de Cinzas é um dia marcado pela simbologia da morte e da renovação. As cinzas representam a fragilidade e efemeridade da vida, e o gesto de receber as cinzas – prática associada à data na Igreja Católica, a qual explicaremos a seguir – na testa simboliza a aceitação da morte como uma realidade inevitável.
Inclusive, há quem interprete que a simbologia das cinzas é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará. Portanto, o homem necessita da graça Divina para perdoar seus pecados.
A imposição de cinzas
A imposição de cinzas é um gesto litúrgico realizado pelos padres durante a celebração da Quarta-Feira de Cinzas. Nesse momento, os fiéis são convidados a se aproximar do altar, onde recebem as cinzas na testa em forma de cruz. Tal gesto tem grande importância para os cristãos, pois representa a humildade e a disposição em seguir Cristo.
1. Quando surgiu essa tradição?
A imposição de cinzas é uma tradição muito antiga. Sua origem remonta ao Antigo Testamento, quando a imposição de cinzas era um sinal de arrependimento e de humildade diante de Deus. Na Igreja Católica, a imposição de cinzas começou a ser realizada pontualmente no século X. A partir do século XII, essa prática se tornou universal na Igreja Católica.
2. Qual a origem das cinzas?
As cinzas utilizadas são produzidas a partir da queima das palmas bentas no Domingo de Ramos do ano anterior. Essas palmas são recolhidas e guardadas para serem queimadas no início da Quaresma. A tradição da queima das palmas está relacionada com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
3. Qualquer um pode impor cinzas sobre os fiéis?
A imposição de cinzas é uma prática realizada apenas pelos padres durante a celebração da missa.
4. Quem pode receber as cinzas? A imposição é obrigatória?
Ninguém é obrigado a receber as cinzas, nem mesmo os católicos, e qualquer pessoa que desejar pode recebê-las, inclusive não católicos.
5. Quanto tempo é necessário permanecer com a cinza?
Não há um prazo predeterminado, cabendo ao fiel decidir por quanto tempo deseja manter as cinzas na testa.
6. O jejum e a abstinência são obrigatórios?
Sim, mas apenas para maiores de 18 e menores de 60 anos, nos demais casos é opcional, exceto pela abstinência de carne, que é obrigatória já a partir dos 14 anos.
Curiosidades da Quarta-Feira de Cinzas
- Muitos acreditam que Quarta-feira de Cinzas é feriado, mas não consta nada sobre isso na lei federal. De qualquer modo, muitas empresas não funcionam, e outras voltam a funcionar apenas a partir do meio-dia nesse dia;
- O fiel deve estar de jejum de carne para receber as cinzas;
- A imposição de cinzas é um gesto que marca a humildade e a disposição em seguir Cristo; Por isso, muitos fiéis deixam as cinzas na testa durante todo o dia como um sinal de fé;
- Na tradição católica, é recomendado que os fiéis façam jejum e abstinência de carne na Quarta-Feira de Cinzas e também na Sexta-Feira Santa.
Como você pôde ver, a Quarta-Feira de Cinzas é um momento de reflexão e de renovação espiritual, em que os fiéis são convidados a jejuar e a se arrepender de seus pecados, e a imposição de cinzas, consequentemente, é um gesto que simboliza a fragilidade da vida e a necessidade de se arrepender dos pecados.
Conheça a Neo Assistência
A Neo Assistência é uma assistência funerária que tem como seu maior objetivo garantir uma despedida digna e respeitosa. Sabemos que o momento da perda de um ente querido é difícil, por isso estamos sempre prontos para oferecer o suporte necessário para as famílias. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossas opções de plano funeral.