A experiência do luto é inevitável da vida. Para muitos, é um processo doloroso, mas eventualmente cicatriza. No entanto, para alguns, um obstáculo intransponível, resultando no luto patológico, que, quando não tratado adequadamente, provoca consequências graves para a saúde física e mental.
Se você está passando por um momento de luto ou conhece alguém nessa situação que enfrenta dificuldades de superá-la, confira nosso artigo e saiba como agir em um momento tão delicado como esse.
O que é luto patológico?
O luto patológico é um estado prolongado de luto que afeta a vida diária e o funcionamento da pessoa que o vive. Diferentemente do luto normal, que constitui um processo de adaptação e cura após uma perda significativa, o luto patológico é caracterizado pela duração prolongada e intensidade dos sentimentos de tristeza e perda.
Quando o luto se torna patológico?
O luto patológico está categorizado na Classificação Internacional de Doenças (CID-11), o manual globalmente aceito para classificar e diagnosticar doenças e distúrbios de saúde mental. Por meio desse manual, utilizado por profissionais da área da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, são identificadas e tratadas várias condições, incluindo o luto patológico.
No CID-11, o luto patológico é reconhecido como “transtorno de luto prolongado”, caracterizado por uma resposta intensa e prolongada à morte de uma pessoa próxima (pai, filho ou parceiro, por exemplo). Os sintomas incluem dor emocional forte e persistente, como:
- Tristeza profunda;
- Culpa;
- Raiva;
- Negação;
- Sentimento de ter perdido uma parte de si;
- Entorpecimento emocional;
- Dificuldade em participar de atividades sociais.
Para o diagnosticado com luto patológico, esses sintomas devem persistir por mais de seis meses.
Ainda, o luto patológico resulta em um prejuízo significativo em várias áreas da vida: pessoal, familiar, social, educacional e ocupacional.
Tipos de luto patológico
Existem três tipos comuns de luto patológico:
- Luto crônico: caracterizado pela extensão do tempo. É normal sentir tristeza e pesar após a perda de um ente querido, mas, se esses sentimentos persistem por um período prolongado e não parecem diminuir com o tempo, é uma indicação de luto crônico. A pessoa se sente presa no processo de luto, sem conseguir seguir em frente;
- Luto retardado: a pessoa inicialmente não apresenta os sentimentos típicos de luto. Em vez disso, aparentemente lida bem com a perda. Entretanto, esses sentimentos de tristeza e pesar emergem por meses ou até anos após a perda. Esse tipo de luto pode ser desencadeado por um evento subsequente, como outro luto ou uma crise pessoal;
- Luto severo: causado pela intensidade e gravidade dos sentimentos de luto, com uma tristeza profunda e incapacitante e dificuldades para realizar tarefas diárias. Eventualmente, a pessoa também experimenta sintomas físicos (ou mesmo psicossomáticos): insônia, perda de apetite.
Como identificar o luto patológico
Identificar o luto patológico pode ser um desafio, uma vez que cada pessoa vive o luto de maneira diferente. Alguns sinais comuns são:
- Incapacidade de aceitar a perda;
- Obsessão com a perda;
- Incapacidade de prosseguir com a vida;
- Isolamento social;
- Presença de sintomas físicos, como insônia e perda de apetite.
Como superar o luto patológico?
Superar o luto patológico requer o apoio de profissionais de saúde mental. A terapia é muito útil, para auxiliar a pessoa a lidar, de maneira saudável, com seus sentimentos de perda e tristeza. Além disso, grupos de apoio oferecem um espaço para compartilhar experiências e sentimentos com pessoas que passaram por circunstâncias semelhantes.
Conheça a Neo Assistência
Você já conhece a Neo Assistência? Especializados em prover soluções em assistência funeral, visando amenizar os desafios enfrentados por famílias enlutadas, nossos serviços incluem todos os trâmites, desde o registro do óbito até a locação de espaço para o enterro.
Sabemos que cada momento é único. Por isso, ofertamos planos personalizáveis, que se adaptam às necessidades individuais da família. Navegue pelo nosso site e descubra como podemos ajudar nesse momento tão delicado.